CIDADES
23.10 - 13h31min
A
A
A
Feira de profissões apresenta os cursos ofertados pela instituição

Umuarama -  O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oportunizou ontem (22) que toda a comunidade de Umuarama, em especial estudantes do ensino médio público, conhecesse os cursos profissionalizantes ofertados pela instituição por meio da Feira de Profissões do Senac Paraná.

De acordo com o gerente Valdemir Frasson, o evento é uma ótima forma das pessoas conhecerem profissões que elas podem optar para ingressar no mercado de trabalho. “Geralmente trabalhamos com as profissões que demandam mais oportunidades no mercado de emprego e, mais que demonstrá-las,buscamos fazer com que todos participem”, comentou Frasson.

A demonstração das atividades desenvolvidas nos cursos ocorreu com o apoio dos próprios alunos, que no caso dos cursos de Manicure e Pedicura e Maquiagem, disponibilizaram cuidados de beleza aos participantes.

Outro setor, o de Gastronomia, fez uma exposição de pratos e degustação dos produtos de confeitaria. Na ocasião, também foram repassadas orientações sobre o programa Alimento Seguro e boas práticas na manipulação de alimentos (PAS). Conforme a técnica de relações com o mercado, Meire Helen da Silva, é a primeira vez que a unidade local realiza um evento com tais proporções.

Ela explica que a iniciativa da instituição em dar mostras dos cursos ocorre em menor proporção durante todo o ano, com atendimento restrito de alguns cursos ao público.

 

RAPIDEZ

 

Outro diferencial dos cursos é justamente a agilidade em se formar, dentro de um curto período. “A gente costuma dizer que esses cursos técnicos e até mesmo os de formação iniciada continuada, são de pouca duração, às vezes preparando para o mercado de trabalho em quatro meses”, destacou o gerente.

Para o aluno pós-ensino médio que está indeciso quanto à sua carreira profissional, o curso Senac funciona também como forma desse conseguir um emprego enquanto estuda as melhores opções de curso superior. “Esse jovem pode partir para um curso técnico, conseguir um trabalho e com a renda pagar uma faculdade”, explicou Frasson.

 

NEGÓCIOS

 

Outra faceta metodológica do ensino da instituição é de direcionar seus cursos tanto para a área empreendedora quanto para a de mercado comum empregatício. “Hoje está muito fácil formalizar empresas, e o próprio Sebrae realiza palestras em parceria para mostrar como não é complicado abrir seu próprio empreendimento, que pode ser em casa mesmo e se expandindo, transformando esse empreendedor em grande empresário”, disse o gerente.

 

INFORMÁTICA

 

Com apresentação de software e montagem e configuração de computadores, a Informática esteve presente na mostra, sendo que o curso de operador de computador é um dos mais procurados pela comunidade. “A informática é hoje uma das ferramentas mais importantes, visto que quase todas as atividades desenvolvidas no trabalho tem envolvimento da informática”, disse.

Nesse ano foram abertas aproximadamente 10 turmas para formação de operadores, profissionalizando assim 200 pessoas, e boa parte desse público é formado por jovens em busca do primeiro emprego.

 

ENFERMAGEM

 

A mostra ainda teve teste glicêmico e de aferição da pressão arterial com o pessoal do curso Técnico em Enfermagem, onde os alunos divulgaram também a Campanha Outubro Rosa, com atendimentos, aconselhamento e demonstração da prevenção do câncer do colo de útero e câncer de mama, além de demonstração de três sistemas de informação sobre natalidade, mortalidade e imunização da 12ª Regional de Saúde.

 “Das pessoas que chegam ao fim do curso de enfermagem, a maioria saijá empregada.O campo de trabalho está se abrindo ainda mais com a instalação do Hospital do Câncer e, além do mais, o mercado está carente. Estamos com três turmas e o curso é gratuito”, conclui Frasson.

 

SERVIÇO

 

O Senac de Umuarama funciona na avenida Duque de Caxias, 5238, Zona Armazém, próximo ao Tiro de Guerra. O site é o www.pr.senac.br e os telefones para contato: (44) 3622-2073 e 0800-643-6346.

 

Cursos gratuitos

 

A técnica de relação com o mercado, Meire Helen da Silva, informou que o Senac está com inscrições abertas para os seguintes cursos gratuitos e com previsão de início no começo do próximo ano: Manicure e Pedicure; Auxiliar administrativo; Auxiliar de cozinha; Confeiteiro; Operador de computador; Auxiliar de recursos humanos; Inglês básico e Maquiador. Ainda para este ano, outros cursos serão ofertados, porém ao contrário dos primeiros, esses são pagos. São eles: Atualização em maquiagem; Cozinha japonesa; Atualização em cortes, escovas e penteados; Técnicas de venda; Cozinha italiana e Aperfeiçoamento em depilação. As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição de ensino ou pelo telefone.


Fonte: Tribuna Hoje

Deixe o seu comentário
PARCEIROS
Umuarama 24 Horas
Copyright © 2017
Todos os direitos reservados.
44 3624-8479
44 8454-2073
Por: