CIDADES
02.12 - 15h41min
A
A
A
Com baixa adesão, greve dos professores ainda não interrompe aulas na região

DA REDAÇÃO
02 de dezembro de 2019, 14:57


Com baixa adesão, greve dos professores ainda não interrompe aulas na região
Núcleo Regional de Educação prepara relatório sobre quantas e quais unidades de ensino pretendem paralisar as atividades. Foto: Seed



Os professores e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná começaram nesta segunda-feira (2) uma greve por tempo indeterminado, porém em Umuarama a paralisação ainda não tomou corpo.

De acordo com o presidente da APP Sindicato, Claudemir Müller, em reunião na sala dos professores realizada pela manhã, a adesão teria sido baixa. “Já temos pessoal em vigília na Catedral de Curitiba e na noite de hoje enviaremos dois ônibus com pelo menos 100 pessoas, que devem participar de um ato unificado contra a reforma na Previdência Estadual proposta pelo governador Ratinho Junior”, comentou, afirmando ainda que a adesão à manifestação deve aumentar com a realização de outros encontros e reuniões.

O presidente da APP-Sindicato no Paraná, professor Hermes Leão, avalia que a mobilização da categoria é mais que necessária. “A nossa assembleia aprovou a greve, superando as dificuldades de calendário. Esta é uma resposta ao governo Ratinho Junior, que não dialoga com a categoria e ainda encaminha uma PEC que acaba com nossas aposentadorias. É uma resposta também aos desmandos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e sua desorganização no processo de matrículas do ensino médio noturno, às condições de trabalho, às ameaçãs de piorar a distribuição de aula e também ao ataque aos PSSs”, afirma.

Segundo a APP estadual, com o modelo do governo, os servidores perderam 3% dos salários com o aumento da alíquota de 11% para 14%. O reajuste proposto pelo governo é de 2%. No final, as categorias perdem 1% de poder de compra. Isso inclui os já aposentados, que pagarão 14% sobre o que passar de dois salários mínimos.

LEVANTAMENTO

O Núcleo Regional de Educação (NRE) em Umuarama prepara um levantamento sobre a possível adesão dos professores e funcionários estaduais, mas como o processo demanda tempo – já que a pesquisa é feito turno por turno –, não há como informar com segurança quantas e quais das 19 escolas estaduais terão as aulas interrompidas.

O NRE de Umuarama responde por 68 unidades educacionais de 19 municípios: Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapira, Umuarama e Xambrê.


 

Deixe o seu comentário
PARCEIROS
Umuarama 24 Horas
Copyright © 2017
Todos os direitos reservados.
44 3624-8479
44 8454-2073
Por: