CIDADES
22.11 - 12h04min
A
A
A
Deputado anuncia que Umuarama perdeu a Delegacia Cidadã

O deputado estadual Delegado Fernando Martins (PSL) confirmou em entrevista ao jornalista Rodrigo Mello (Rádio Bianca FM) que uma unidade da Delegacia Cidadã não será mais construída em Umuarama. Pelo menos não no ano de 2020.

A afirmação foi feita na manhã desta sexta-feira (22), quando o parlamentar também disse ter visitado pessoalmente a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) para saber se as partes (município e Estado) haviam entrado em um consenso. A resposta foi não, segundo ele.

O prazo para que uma área de 1,2 mil m² fosse viabilizada acabou no dia 20 de novembro. A prefeitura alega que o município não possui nenhum terreno que pudesse ser repassado para receber uma sede administrativa para a Polícia Civil, que essa responsabilidade [de disponibilizar um terreno] seria do Estado. O prefeito Celso Pozzobom (PSC) inclusive teria ido à capital para tratar do assunto, porém disse que representantes do governo afirmaram que também não havia terrenos a serem doados.

PRESÍDIO X DELEGACIA

Independentemente de quem seja a responsabilidade pela perda de uma obra de mais de R$ 5 milhões, quem perde são os cidadãos. Esta é a análise feita pelo deputado estadual Delegado Fernando Martins. “Infelizmente Umuarama vai deixar de fazer parte do seleto grupo de cidades que possuem uma Delegacia Cidadã, que oferece um atendimento humanizado à população. E por quê? A meu ver por falta de interesse. As prioridades de alguns não são as mesmas da comunidade”, afirmou.

O parlamentar também explicou a diferença entre o presídio, que será construído no bairro São Cristóvão, e a Delegacia Cidadã, que poderia ser construída na cidade. “A Casa de Custódia é um presídio, uma carceragem com 700 vagas para presos de todos os níveis. A obra já está aprovada, o dinheiro já veio do Governo Federal e essa unidade será administrada pelo Depen (Departamento de Penitenciária do Estado). Já a Delegacia Cidadã é uma sede administrativa da Polícia Civil, onde são realizados os trabalhos da polícia judiciária, sem cadeia”, detalhou.

MODELO

Dividida em dois pisos, a Delegacia Cidadã conta com salas de atendimento ao público, plantão, investigação, cartório e Defensoria Pública. A estrutura também abriga as salas de delegados, de reuniões, chefia e demais departamentos administrativos.

No Paraná há Delegacias Cidadãs em Paranaguá, Guaratuba e Pinhais. Já em Almirante Tamandaré, Araucária e Colombo elas estão em obras. Além disso o Estado elabora projetos nos municípios de São José dos Pinhais, Londrina e Cascavel.


Com informações do programa Jornal da Bianca, apresentado pelo jornalista Rodrigo Mello

Deixe o seu comentário
PARCEIROS
Umuarama 24 Horas
Copyright © 2017
Todos os direitos reservados.
44 3624-8479
44 8454-2073
Por: