ESPORTES
05.10 - 11h31min
A
A
A
Time de basquete em cadeira de rodas de Umuarama se prepara para final do Paranaense

5 de outubro de 2019, 11:33


Um investimento que coloca Umuarama no rol dos municípios que priorizam a inclusão social sem dúvida é o time de basquete em cadeira de rodas. O Tigres é fruto de uma parceria importante, entre prefeitura, Adefiu (Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama) e Universidade Paranaense, que é a principal patrocinadora. Dos paratletas que formam o time – de Umuarama e de cidades da região e de outros estados, como do Rio de Janeiro, Piauí, Alagoas e Minas Gerais – quase todos são contratados pela Unipar em regime de CLT.

São doze recebendo salário e todos os benefícios que as leis trabalhistas garantem. Além disso, a Unipar cede as quadras e laboratórios para treinos, paga parte das despesas de viagem para jogos e banca o auxiliar técnico, professor Marco Suguimati. O projeto está ligado ao curso de graduação em Educação Física. “Ao apoiarmos financeiramente o time sinto que aderimos a uma causa nobre”, diz o Reitor Carlos Eduardo Garcia. “Temos um time de aguerridos atletas que nos dão lição de vida enquanto usufruem dos benefícios do esporte adaptado: eles ganham saúde, força, agilidade e o incentivo da plateia, que é ótimo para a autoestima”, salienta.

Além de projetar o nome da cidade e da Unipar, o time beneficia muitos paratletas, que veem no esporte a oportunidade de reabilitar e/ou manter a saúde física e mental, jogando, viajando e interagindo com as torcidas. Neste ano, foram várias disputas. As próximas acontecem no próximo final de semana. De 4 a 6 de outubro os times de basquete em cadeira de rodas do Estado se encontram em Marilândia do Sul, para a etapa final do Campeonato Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas.

O Tigres vai confiante, assim como foi no Parajaps e na Copa Patos/MG; em ambos foi campeão. Para o técnico Itamar Júnior, contratado pela prefeitura, a chegada à final deve ser comemorada. “É uma posição conquistada com muito esforço e treino”, justifica. E diz estar com boas expectativas para 2020: “Temos planos para fortalecer ainda mais a equipe e fazê-la crescer, buscando campeonatos em outros estados”.

Equipe cresce e aparece

Atletas se mostram satisfeitos com as perspectivas do time. Maciel Borges, cestinha da última competição em Minas Gerais, conta que entrou para a equipe pela oportunidade de evoluir no esporte: “Fui muito bem recebido pelos colegas e me adaptei rapidamente ao estilo de jogo”. Diz que escolheu o Tigres pela afinidade que sentiu: “Eu me animo vendo que a equipe de Umuarama está num bom ritmo de crescimento”. O atleta carioca Douglas Meneses também diz estar confiante no time, mas afirma que não é fácil: “A preparação e treinos são intensos, é sempre uma luta, mas é muito gratificante ver que estamos cada vez mais preparados e motivados para vencer”.


Fonte: Assessoria de Imprensa Unipar - Umuarama

Deixe o seu comentário
PARCEIROS
Umuarama 24 Horas
Copyright © 2017
Todos os direitos reservados.
44 3624-8479
44 8454-2073
Por: