ESPORTES
07.07 - 19h49min
A
A
A
Brasil vence o Peru e é campeão da Copa América 2019

Por Vinicius Cordeiro
7 de julho de 2019, 19:50


O Brasil se sagrou campeão da Copa América 2019 neste domingo (7), após vencer o Peru por 3 a 1. Everton, Gabriel Jesus e Richarlison, de pênalti, marcaram pela seleção brasileira, enquanto Paolo Guerrero descontou pelos peruanos.

Na etapa final, Jesus acabou sendo expulso aos 25 minutos. Por isso, o Brasil acabou recuando e teve que segurar a pressão peruana até o apito final.

Mais de 69 mil pessoas (58.504 pagantes e 11.402 não-pagantes) estiveram no Maracanã. A renda foi R$ 38,769 milhões, o maior volume de dinheiro já lucrado em um jogo de futebol no Brasil. Para constar: a média do ingresso custou R$ 661,78.

TÍTULO

Com essa taça, o Brasil chega à marca de nove conquistas em Copa América. Uruguai, com 15 taças, e Argentina, com 14 troféus, estão à frente. Os peruanos ficam com apenas dois títulos, em 1939 e 1975.


O último troféu levantado pela seleção principal tinha sido em 2013, na Copa das Confederações de 2013. No entanto, no meio do caminho também houve a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016.

Além disso, foi a primeira partida que a seleção brasileira sofreu gol na competição. Até então, eram 10 gols marcados e nenhum sofrido.

Agora, as seleções se preparam para as Eliminatórias da Copa do Mundo, que terão início em março de 2020. No ano que vem também acontecerá a próxima edição da Copa América.

ARTILHEIROS

Everton, Gabriel Jesus e Paolo Guerrero foram os maiores goleadores desta Copa América. Cada um deles marcou três gols na competição.

 

DESTAQUE

Gabriel Jesus superou Everton ‘Cebolinha’ como destaque do jogo, mas acabou sendo expulso e deixando o Brasil com 10 homens em campo. Mesmo assim, merece ser o destaque brasileiro.

Phillipe Coutinho poderia ter consagrado o camisa 9 de vez, mas preferiu arriscar a jogada individual ao invés de servir o companheiro. Seria o terceiro gol brasileiro e o fechamento do caixão para o Peru.

Brasil x Peru
Everton virou o xodó da torcida brasileira, mas Jesus acabou definido a semifinal e a final. Foto: Wesley Santos/PressDigitall/AGB

TORCIDA

O presidente Jair Bolsonaro montou uma comitiva para assistir a decisão. Ao seu lado estiveram os ministros Sergio Moro, da Justiça, e Paulo Guedes, da Economia.

bolsonaro moro e guedes
Paulo Guedes, Sergio Moro e Jair Bolsonaro na tribuna de honra do Maracanã. Foto: Wesley Santos/PressDigitall/AGB

FESTA DO BRASIL

A seleção brasileira precisou chutar apenas uma vez para marcar. Aos 14 minutos, Daniel Alves deu ótimo passe longo para Gabriel Jesus. O camisa 9 dominou no peito com estilo e driblou a marcação antes de cruzar. A bola passou por todo mundo e Everton bateu firme para incendiar o Maracanã.

Aos 23, Firmino cruzou da esquerda e Coutinho completou pela linha de fundo. Já com 35 minutos no cronômetro, Alex Sandro cruzou ótima bola para Firmino cabecear por cima.

Aos 43, Thiago Silva cometeu pênalti. Cueva tabela com Flores e o zagueiro deu um carrinho para cortar, mas a bola acabou batendo em seu braço. Na cobrança, Paolo Guerrero deslocou Alisson e igualou o jogo.

PRESSÃO PERUANA

Com a vantagem, o Brasil ficou mais confortável no jogo. Roberto Firmino acabou errando duas boas finalizações. Primeiro, Jesus serviu o camisa 20, que pegou mascado e mandou pela linha de fundo. Depois, cabeceou firme à direita da meta peruana após o cruzamento de Alex Sandro.

O Peru passou a ser melhor no jogo após a expulsão de Jesus, mas assustou pouco o goleiro Alisson. Aos 44, Everton foi derrubado por Zambrano dentro da área. O VAR confirmou a irregularidade e Richarlison foi para a cobrança. Com um chute no cantinho do goleiro Galesse, o atacante garantiu o troféu da Copa América.

ANOS QUE O BRASIL FOI CAMPEÃO

Por fim, o Brasil é campeão das seguintes edições de Copa América: 1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004 e 2007.


Fonte: Paraná Portal
Foto: Wesley Santos/PressDigitall/AGB

Deixe o seu comentário
PARCEIROS
Umuarama 24 Horas
Copyright © 2017
Todos os direitos reservados.
44 3624-8479
44 8454-2073
Por: