CIDADES
11.05 - 13h03min
A
A
A
Prefeitura de Umuarama distribui insumos para pequenos agricultores

 

Umuarama - 
Pequenos produtores de frutas, verduras e legumes dos distritos de Serra dos Dourados e Santa Eliza receberam, na manhã de ontem, o primeiro repasse de um programa de distribuição de insumos da Prefeitura de Umuarama, que vai auxiliá-los a melhorar a produção. O município adquiriu cerca de 1.350 toneladas de esterco composto de galinhas poedeiras, um dos mais indicados para o cultivo de hortaliças, aumentando a produtividade e a qualidade das folhosas e tubérculos.

De acordo com o diretor de Agricultura da Prefeitura, Elídio Pavan, o objetivo é apoiar os pequenos produtores para que, aumentando a produção, melhorem também a renda e a qualidade de vida. “Além do incentivo através de insumos, também apoiamos o setor no momento da comercialização dos produtos, por meio do Banco de Alimentos, do programa da merenda escolar e em breve teremos o Sacolão do Produtor, mais um ponto fixo de venda de hortis muito bem localizado, nas proximidades da estação rodoviária e do terminal urbano, no centro da cidade”, afirmou.

Presente à entrega, o prefeito Celso Pozzobom disse que o município ainda não pode fazer mais pelos agricultores devido às dificuldades enfrentadas no início da gestão. “Nosso pátio de máquinas tinha apenas uma patrola funcionando. Hoje temos quatro motoniveladoras novas, quatro pás carregadeiras, trator de esteira, escavadeira hidráulica, caminhões e já adquirimos mais de 20 veículos para a frota municipal. Colocamos em licitação a compra de três vans para a Secretaria de Saúde”, explicou, acrescentando a aquisição de implementos como tratores e uma plantadeira de tubérculos, entre outros.

Pozzobom disse que, sem estrutura “no começo da gestão não deu pra fazer muita coisa, mas agora, com o pátio equipado e as contas em dia, graças às medidas administrativas que adotamos e ao aumento da arrecadação, faremos muito para apoiar os produtores e as demais áreas da administração municipal”. O prefeito lembrou dificuldades na área de saúde, com mais de 30 mil consultas com especialistas acumuladas no início do ano passado, “que agora já reduzimos para 7 mil e continuamos lutando para reduzir essa fila”, dos investimentos no Pronto Atendimento Municipal, a futura UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24h), investimentos em pontes, pavimentação e recape, além de melhorias nos distritos.

“Vamos contratar em breve a construção da capela mortuária de Serra dos Dourados, temos projetos de galerias para depois vir com a pavimentação de mais ruas, enfim uma série de melhorias para Serra e os demais distritos, sem falar na manutenção e cuidado constante que estamos tendo, com limpeza, roçada, conservação do asfalto, bueiros e etc.”, completou. Pozzobom lembrou que na aquisição dos insumos foram aplicados cerca de R$ 1 milhão em recursos próprios e informou que nos próximos dias haverá distribuição do material orgânico em Umuarama, na Estrada Cedro e no distrito de Lovat, atendendo a todo o município.

A exemplo do agricultor José Carlos Mota, que cultiva hortaliças na Vila Rural de Serra dos Dourados, cada produtor receberá cerca de 5,5 mil quilos de esterco para adubar suas áreas cultiváveis. Cerca de 250 devem ser atendidos com o insumo nos próximos dias. “Esse adubo fará uma grande diferença na produção e o melhor é que estamos recebendo sem custos. É um ótimo programa do prefeito Celso”, disse o agricultor.


Fonte: Secretaria de Comunicação - Secom / Prefeitura de Umuarama
Fotos: Tiago Boeing/ PMU

Deixe o seu comentário
PARCEIROS
Umuarama 24 Horas
Copyright © 2017
Todos os direitos reservados.
44 3624-8479
44 8454-2073
Por: