CIDADES
02.01 - 14h33min
A
A
A
Coleta de lixo e entulhos recolheu quase 55 mil toneladas em 2017

Umuarama - 
Os números impressionam. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos recolheram, ao longo de 2017, um total de 54,5 mil toneladas de lixo orgânico, materiais recicláveis, entulho e demais resíduos. O balanço foi fechado nesta semana e os números divulgados pelo secretário José Guimarães de Melo – responsável pelo setor – revelam o volume de lixo produzido pela população de Umuarama, estimada em cerca de 110 mil habitantes.

Conforme os dados apontados pelo secretário, os umuaramenses produzem mais de 75 toneladas de lixo orgânico por dia – uma média de 700 gramas por habitante. “É um volume considerável, mas devemos lembrar que uma parte disso é material reciclável que não foi devidamente separado do lixo comum. Precisamos nos atentar para a importância da separação dos resíduos para preservar a natureza, diminuir a pressão sobre o aterro sanitário e poupar recursos renováveis por meio da reciclagem”, alertou Guimarães.

Outro tipo de lixo que produziu grande volume foram os resíduos descartados indevidamente em canteiros, terrenos, praças, áreas de preservação e imóveis públicos, recolhidos ao longo do ano por caminhões carga seca e caçambas da Prefeitura. Foram mais 21,6 mil toneladas desses materiais, que também acabaram descartados no aterro sanitário – porém, em área distinta da destinada ao lixo orgânico.

“Muito desse material poderia ser reciclado ou usado como combustível para alguma indústria (madeira, por exemplo), mas são descartados de foram irregular e acabam gerando reclamações da população, além de aumentar o risco de proliferação de insetos, ratos e outros vetores de doenças”, acrescentou o secretário. “Cabe à Prefeitura recolher tudo, mediante denúncia ao telefone da Ouvidoria Municipal (156) ou por outros meios”, completou.

O Aterro Sanitário Municipal recebeu uma nova célula de armazenamento de lixo neste ano e também um trator de esteira para a compactação dos resíduos. “Precisamos tratar a questão do lixo com seriedade, porque o volume é gigantesco e temos apenas um aterro para o depósito. Realizamos os investimentos necessários na expansão e gestão do aterro e com o novo trator, esperamos que não seja necessário ampliar o espaço por, pelo menos, mais 6 anos”, acrescentou o prefeito.

A coleta seletiva, que recolhe materiais recicláveis separados pela população e colocados para a coleta nos dias definidos para cada bairro, somou 3.774 toneladas – volume que não chega a 20% do total que poderia ser reaproveitado pela indústria da reciclagem, melhorando a renda dos cooperados que trabalham com a separação desse material na cidade.

Uma empresa de coleta de resíduos contratada pela Prefeitura também recolheu 923,5 toneladas de materiais diversos em ações que percorrem toda a cidade e o Programa Bairro Saudável, que visita os bairros nos finais de semana, somou mais 166 toneladas de materiais recolhidos.


Fonte: Secretaria de Comunicação - Secom / Prefeitura de Umuarama

Deixe o seu comentário
PARCEIROS
Umuarama 24 Horas
Copyright © 2017
Todos os direitos reservados.
44 3624-8479
44 8454-2073
Por: